quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Urbi et orbi



Queridos leitores
Este blog surgiu da profunda necessidade e da urgência em me fazer ouvir. Vem dos subterrâneos da vontade da escrita: alguns hão de saber exatamente do que estou falando. Certas coisas não podem se calar. E estou aqui, agora, tentando bravamente evitar o medo da crítica e, pior, do ridículo. Resolvi parar de deixar essa força me paralisar: já adiei muito este encontro com as palavras e com o mundo.
Urbi et orbi (pros que não sabem, esta expressão em latim quer dizer à cidade e ao mundo, e é falada pelo papa nas bênçãos de Natal e Páscoa) pareceu dar o tom exato do que pensei pra este espaço: evoca o discurso religioso, subvertendo-o. Aliás, é justamente isso que quero: a subversão e a nova versão – quem sabe, o verso? Vindo em prosa, melhor. Quero falar poesia. Quero, então, que a poesia seja a matéria prima da subversão – o meu texto. Com ele, construo o meu mundo. Abençoado.
Fiquei me perguntando: por que justamente o discurso religioso? Acho, sinceramente, que o autor se quer divino, já que criador e, portanto, imortal: ars longa, vita brevis. No texto, me encontro, me refaço e faço o mundo.
Quero, enfim, que este espaço seja útil pra mim, já que vou tentar fazer dele um canal pra construir algo novo, e instigante ou prazeroso pros que vierem comigo nesta aventura, me dando a honra de sua companhia. O convite está feito.
Gostaria, então, de me apresentar:
Sou aquela que clama pela explosão dos sentidos. Pela metáfora. Pela substância. Sou aquela que vê a beleza e que se quer una a ela: sou Izabella. Sou aquela que persegue a natureza em estado bruto, mas que acredita que certas sutilezas sejam urgentes para acalmá-la: sou mulher. Sou aquela que acolhe, que alimenta e que exagera: sou mãe. Sou aquela que fala e aquela que cala: sou humana. Sou aquela que quer: eu existo. Tenho sede de liberdade e fome de chão: sou contradição. Sou toda emoção. Sou hormônios, e ternura, e confusão: sou paixão. Anseio pela decomposição das partes, e pela sua reunificação: sou análise e síntese. Acredito que, de alguma forma, devemos transcender a realidade: eu levito. Sou uma obra aberta: eu escrevo.
E, como tenho uma energia solar, mas me escondo sempre atrás da lua que há em mim, resolvi me fundir: não posso mais fugir deste encontro. Quero a força deste eclipse para, por alguns segundos, tentar clarear os meus caminhos: tenho a intuição de que não poderia ser melhor momento para plantar palavras. E as quero todas, inteiras, lancinantes, disponíveis, sedutoras. Mais: quero seduzi-las. Quero me unir a elas: quero o texto. Quero que elas me ajudem a dizer quem sou. De onde vim. Pra onde vou. Quero transformá-las em beleza e energia: quero a poesia. Quero sentir que, através delas, eu não sinto falta de nada: quero poder.
E é justamente neste ponto, que teima em não se querer final, que pensei na produção de um blog, que aliviasse a minha cabeça indomável e alimentasse minha alma. A minha proposta é fazer daqui um espaço múltiplo, em que semanalmente sejam expostos meus pontos de vista sobre determinado assunto. Não quero me comprometer com formas: acredito que estas serão mutantes, dependendo do assunto e do propósito. Gostaria, muito, de poder transformar este blog em um espaço interativo com os leitores, de alguma maneira que, estou certa, construiremos juntos. Em linhas gerais, quero dizer o que está dentro de mim, e dizer sobre o que está acontecendo ao meu redor. Ou seja, quero que este espaço não se esquive em tratar de assuntos vários e atuais. Acho, enfim, que a “cara” do blog vai vir com o tempo. Temos aqui a semente do que pode vir a ser. Hoje, apenas me contento, humildemente, em plantar palavras. Se se transformarem na árvore proibida, tanto melhor. Quem sabe aqui a gente não consegue reinventar o mundo...

17 comentários:

  1. imensamente grato por grato por esta manisfestação!
    penso nessa disponiblidade em se dar em linguagem para o mundo, assim na beleza que é o sensível seu bela...saudades, saudades, saudades www.aranzeldededos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. mais uma voz nesse ciberespaço que é maior, dizem, que coração de mãe. ótimo, porque eu fiz o meu na semana passada. algo me diz que, entre o jorro da poesia, do sentimento e o instinto trangressor, uma comunicóloga consegue encontrar formas de se comunicar pela linguagem e cativar. mas, talvez, o mais importante seja simplesmente suprir a necessidade de expressão...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo convite! Muitas coisas soam como que direcionadas a mim, embora não as sejam, ou seriam? Indiretamente, sim... Melhor ainda este espaço neste momento porque dificilmente poderei faz algo semelhente com 2 bebês: um de 2 anos e outro de 2 meses... Saudades, Dotôra!

    ResponderExcluir
  4. Mãe, eu te amo muuito, tá muito lindo o seu blog!!
    sofia Abraçãoo

    ResponderExcluir
  5. Absolutamente comovente... Você traduziu seu mundo, Bella. Vai que estou com vc.
    E, como diziam os gladiadores: força e honra!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bella,
    quão bela se transforma sua palavra em prosa...ou será poesia? Quem sabe até canção...
    Estou maravilhada,muito emocionada!

    Beijos e que Deus siga te abençoando!
    Tia AnaMaria

    ResponderExcluir
  7. Maria Luiza Nunes Rodrigues4 de setembro de 2009 às 08:37

    Izabella, como disse, passamos muito tempo adiando as nossas manifestações e você encontrou o momento certo para iniciar o que quer através das letras!Que isto sirva de estímulo para nós em outros tipos de manifestação! Abraços e Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Bella,
    escreve outra delícia para embelezar meu feriado. Estou abrindo seu blog desde ontem e estou doidinha querendo mais.
    Continua porque está muito lindo. Como vc.

    ResponderExcluir
  9. Bella,
    absolutamente lindo. Tenho certeza de que desta semente irá brotar um futuro próspero, de sucesso e amor, pelo que faz, pelo que você é!
    Parabéns.
    Abraço
    Angelo Moss

    ResponderExcluir
  10. Bela,
    Lendo seu texto me senti como se visse uma cachoeria de palavras jorrando, a mesma força, a mesma beleza, a mesma determinação. E que experiência emocionante ver muitos de meus sentimentos traduzidos em suas tão bem trabalhadas palavras, sim, eu também "Tenho sede de liberdade e fome de chão: sou contradição. Sou toda emoção." Acho que muitas mulheres, assim como eu, se verão trazidas em suas palavras. Muito obrigado por nos dar esse presente. Grande beijo. Cidinha

    ResponderExcluir
  11. Muito prazer em conhecê-la, Izabella, e em saber que você teve coragem de se encontrar com as palavras e com o mundo. Porque escrever é isso: a coragem de enfrentar o papel em branco ou a tela luminosa do computador, apesar do receio de parecer ridículo, de dar a outra face, de não conseguir achar as palavras. A boa notícia é que elas sempre aparecem: inteiras, lancinantes, disponíveis, sedutoras! Vocês estão unidas para sempre, de livre e espontânea vontade, na alegria e na tristeza, na poesia e na prosa. Seu texto nasce dessa união sagrada e jorra com uma força que faz a gente querer mergulhar na correnteza.

    Já embarquei no seu blog e estou pronto para a viagem!

    Beijos,

    Sérgio Klein

    ResponderExcluir
  12. Bela,

    Realmente sei exatamente o que você está falando, também sinto essa necessidade. E que surpresa maravilhosa! Será um prazer mergulhar nessa poesia, deixar vir à tona esse turbilhão de sentimentos, de pensamentos... E nunca tema as críticas, o ridículo, pois esse é o recalque daqueles que já secaram por dentro e sequer possuem um fio de voz para bradar...

    Muito obrigada, um grande beijo e saudades!
    Apareça em breve por aqui.
    Vivian

    ResponderExcluir
  13. Meus amigos queridos, minha família querida

    Vocês nem imaginam a força e a alegria que estão me dando com suas manifestações de carinho. Estão sendo uma enorme motivação pra eu seguir em frente, e com muito mais entusiasmo. Queria agradecer demais também ao Sérgio Klein (autor de, entre outros merecidíssimos sucessos, "Poderosa" - 1, 2, 3, 4 - e "A Menina que era uma vez"), que tão gentilmente me presenteou com suas palavras de estímulo. Vocês fizeram minha semana muito feliz!
    Obrigada, obrigada, obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog, está muito legal. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Mãe, eu te amo e voce escreve muito bem! estou entrando toda semana

    Abraço
    Te amo

    ResponderExcluir
  16. Adoro ler suaspérolas. mergulho,me orgulho, envio, queria que o mundo visse e soubesse que ELA É MINHA FILHA.

    ResponderExcluir
  17. Izabella,adorei. tá maravilhoso!
    Estou grampeando todos para fazer um álbum.
    Ica

    ResponderExcluir